Antigamente seis horas era a hora da Ave Maria.

Todas a estações de rádio transmitiam esta oração.
Era quando os passarinhos voltavam aos ninhos.As crianças a contra gosto encerravam suas brincadeiras de rua e em seguida já de banho tomado e cabelo molhado esperavam a volta dos pais para então correr para o abraço.
O feijão e arroz na beira do fogão de lenha prontos esperavam a hora pra serem servidos.
As folhas de alface e os tomates que  tinham sido colhidos nos canteiros do quintal depois de lavados ainda seriam temperados.Como complemento do jantar era servido um dia ovo frito, em outros a mãe escolhia uma penosa e  para horror da molecada apesar dos seus protestos sem dó nem piedade era  degolada e preparada pela mãe. Depois de pronta, juntando a fome com a vontade de comer os guris e gurias esfomeados davam fim. Geladeira ninguém nem desconfiava que seria inventada.Por isso as carnes eram conservadas em latões de banha   e para diversificar o jantar do dia seguinte era só  abrir a lata e escolher um porção e prepara-la.
`Enquanto o jantar não era servido,o pai  contava como tinha sido seu dia de trabalho,perguntava para  a mãe das crianças como elas  tinham se comportado. A moringa de  água fresquinha estava alí  caso alguém sentisse sede.Ainda não tinha nascida a geração coca cola.Após muita conversa e jantar terminado a família ainda unida  ia para as cadeiras na calçada e o papo corria solto até aparecer o acendedor dos lampiões de gás.Se convencionou  que a escuridão da noite marcava a hora de se recolher e daí as crianças já entre os lençóis se despediam dos pais pedindo a benção e antes de cairem no sono ainda havia  tempo de ficarem dando tratos `a bola arquitetando  as novas traquinagens do  dia seguinte .Se o sono demorasse só mais um pouquinho para chegar.ainda dava para contar os  vagalumes intrometidos que iluminavam o quarto escuro e em seguida vencidos pelo cansaço então, era começar a sonhar com o Peter Pan e com a Cinderela. E quando o novo dia começasse ,bem, aí seria outra história…
(Rose Kovac)

Veja também