Há algum tempo, estive em Londres e fiz uma viagem bate volta para cidade onde nasceu Shakespeare, a seguir visitei Oxford e por fim fui conhecer Castelo Medieval de Warwick.

Super indico este roteiro para quem estiver em terras londrinas, vale muito a pena, pois Londres não é só rio Tamisa, London Eye e Big Ben.

Para fazer este passeio há várias opções: trem, carro ou ônibus de excursão – que foi a opção minha e do meu marido.

Nossa primeira parada foi Stratford-Upon-Avon cidade onde nasceu Shakespeare, fica a 145km de Londres.

A cidade fica às margens do rio Avon, tem 800 anos de história, uma graça e uma imersão aos tempos medievais.

A casa dele foi reconstruída mas tudo é exatamente como era na época do seu nascimento, no seu quarto sua cama e seu berço ainda estão em perfeito estado. Sua família era de posses – inclusive, ter cama para dormir naquela época, era coisa de rico pois os mais desfavorecidos dormiam no chão.

O jardim no entorno da casa é lindíssimo com muitas rosas o que me encantou.

Na verdade tudo na cidade respira o autor de Romeu e Julieta entre tantos  outros títulos.

O interessante é que ele nasceu e morreu no mesmo dia, 23 de abril.

Depois de se perder pela casa, não deixe de passar pela lojinha e comprar umas lembrancinhas. Eu trouxe algumas inclusive um imã de geladeira que aliás foi a única lembrança que tenho , pois o resto fiz questão de presentear.

Há por lá muito mais para se conhecer mas como ainda tinha que seguir a excursão partimos para Oxford,que fica mais ou menos perto.

Oxford é a mais antiga universidade de língua inglesa, onde nada mais nada menos tem entre seu alunos 28 ganhadores de Premio Nobel, 27 primeiros ministros, inclusive Bill Clinton estudou lá e até mais tarde Chelsea sua filha.

A Universidade tem a segunda maior biblioteca de Londres, tem 12 milhões de itens.

A cidade tem ainda muitos atrativos mas quero salientar que esta biblioteca serviu de cenário para o filme a Bússola de Ouro e também para Harry Potter, a Pedra Filosofal e a Câmara Secreta.

Como toda boa turista, comprei  um moletom escrito Oxford, mesmo sabendo que iria encontrar igual na rua 25 de Março, aqui em São Paulo, mas pelo menos esse era verdadeiro, andando mais um pouco a fome apertou e entramos em uma lanchonete das muitas que há por lá e por incrível que pareça, encontrei uma brasileira, mãe de uma estudante universitária que estava visitando a filha e como eu, adorando a cidade, com a diferença que ela  ficaria por lá mais tempo para desvendar tudo o que infelizmente eu não teria tempo de fazer.

Em seguida partimos para o final do nosso roteiro que seria Castelo de Warwick.

Ele fica às margens também do rio Avon.

Este castelo hoje pertence ao mesmo grupo dos famosos museus de cera Tussauds. Ele é uma construção medieval que foi construído em 1606.

É enorme, ao entrar se abre aos nossos olhos um salão magnífico onde há armas medievais e armaduras e um boneco de cera  representando Henrique VIII e mais suas seis esposas.

Claro que posei ao lado dele, me fazendo de princesa, dá licença?

Andamos por todo seus majestosos aposentos e depois fomos ver os jardins que foi todo remodelado inclusive tendo sido reinaugurado pela Princesa Lady Diana..

Ao subir na torre dá para se ter uma vista esplêndida ao longo do rio e seus arredores.

Todos os dias atores se apresentam com roupas da época encenando peças da realeza o que encanta a todos principalmente as crianças.

Antes da partida de volta a Londres, para encerrar passar na lojinha como de praxe e comprar um monte de lembrancinhas, é claro, faz parte.

Na volta trazer pra sempre na memória tudo visto,  sentido e emocionado por nós, neste bate volta que valeu por uma vida inteira.

Vá também, me conte depois, combinado?

Veja também

2 comments

Reply

Delícia de viragem,

Reply

obrigada Rose querida amiga

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *